quinta-feira, 10 de outubro de 2013

RESENHA: Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare


Título Original: City Of Bones
Autora: Cassandra Clare
Ano de lançamento: 2010
Editora: Galera Record
Nota: 3/5

"Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria."



A resenha de hoje é sobre o livro Cidade dos Ossos, da Cassandra Clare. O livro faz parte da série Os Instrumentos Mortais, série de grande sucesso e já tem até filme, que lançou a pouco tempo nos cinemas (e também foi bem sucedido).

O livro conta a história de Clary, uma garota de 15 anos que vive em Nova York com sua mãe. A história começa com ela indo a uma boate com seu amigo, onde presencia um assassinato. Porém só Clary vê o acontecimento e os adolescentes misteriosos que mataram a vitima – cujo corpo desapareceu, deixando-a sem provas.

Acreditando ter imaginado toda a cena – assim como todos que a escutaram – ela tenta ignorar o acontecimento e prosseguir com sua vida, até que ela vê um dos garotos que estavam na boate e resolve confrontá-lo. Ele explica que ela não é uma garota normal, e sim uma Caçadora de Sombras, que são os responsáveis por matar demônios e por manter a paz entre as criaturas do submundo – vampiros, lobisomens, feiticeiros, fadas entre outros.

Clary não acredita nele mas, quando volta pra casa e descobre que sua mãe está desaparecida e encontra um demônio, se vê no meio de um novo mundo. Determinada a achar a mãe, ela busca conhecer melhor tudo o que foi escondido dela por tantos anos. E para isso tem a ajuda dos jovens vistos na boate – entre eles Jace, o garoto lindo e sarcástico que a confrontou – e de seu amigo Simon, que apesar de ser um simples mundano (termo para os humanos) sempre tenta a ajudar.

O livro é bom, trazendo um novo universo e mesmo tendo criaturas já existentes – vampiros e lobisomens, por exemplo – ele as muda e coloca num outro contexto, obtendo um mundo inédito e fascinante.

No entanto o livro tem grandes clichês, como o garoto misterioso e irresistível e o melhor amigo apaixonado, além da garota que não se acha nada de mais e faz todos se apaixonarem por ela mesmo assim – o típico triangulo amoroso. Admito que adoro as respostas sarcásticas do Jace durante o livro e o fato da mistura do romance e da aventura. O início do livro é meio parado, mas sem duvida o final compensa, pois além de ter mais ação, tem também uma grande revelação.

Recomendo o livro principalmente para meninas entre 12 e 16 anos que gostem de romance e aventura  essas devem gostar do livro, mas confesso que não está na minha lista de favoritos (apesar de eu ter lido os 4 primeiros da coleção).

Vejo vocês em breve,

Lets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário